Culinária

publicidade
11 de março de 2013 • 07h23

Aprenda cinco receitas de guloseimas perfeitas para a Páscoa

 

No corre-corre diário, o mês da Páscoa acaba sendo lembrado apenas pela figura do ovo de chocolate. No entanto, sua matéria-prima, dá asas à imaginação dos profissionais da culinária para criarem novas receitas.

Muito saborosos e bem apresentados, docinhos como o rolinho de banana com chocolate e o cake pop podem ser facilmente feitos em casa. Para isso, confira, a seguir, a lista de ingredientes e o modo de preparo de cinco quitutes.

Cake pop de Páscoa

Ingredientes
1 xícara (de chá) de leite
3 ovos
½ xícara (de chá) de óleo
1 e ½ xícara (de chá) de açúcar refinado
1 colher (de sopa) de essência de baunilha
1 pitada sal
3 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de chá) de fermento em pó
1 xícara (de chá) de chocolate granulado
3 e ½ xícaras (de chá) de doce de leite
900 gramas de chocolate branco fracionado picado
Palitos para pirulito ou churrasco
Corantes variados para chocolate
Confeitos variados para decorar

Modo de preparo
No liquidificador, bata o leite com ovos, óleo, açúcar, essência e sal até ficar homogêneo. Em seguida, sem bater, acrescente farinha e fermento peneirados. Despeje a mistura numa tigela de vidro, levemente untada com óleo, e leve ao micro-ondas na potência alta por quatro minutos. Depois desse período, deixe mais três minutos, interrompendo a cada um minuto para conferir o ponto (estará pronto quando ao espetar a massa com um palito, ele sair limpo). Feito isso, deixe descansar por três minutos. Ao ficar frio, esfarele o bolo e junte granulado e doce de leite. Modele, pressionando porções de massa em formas de acetato com formato de ovinhos, espete o palito e deixe secar por duas horas. Separadamente, derreta o chocolate conforme orientação da embalagem. Tinja-o com corante na cor escolhida e banhe os cake pops, depois passando nos confeitos.

Rolinho de banana com chocolate

Ingredientes
50 gramas de chocolate meio amargo
½ banana nanica
1 colher (de chá) de canela em pó
10 colheres (de sopa) de açúcar
Massa folhada pronta para rolinhos

Modo de preparo
Corte a banana no tamanho de cada massa folhada (também chamada de casquinha, encontrada no setor de refrigerados em supermercados), depois a parta ao meio, acrescente uma gota de limão e canela. Logo depois, abra a casquinha, coloque a fruta e o chocolate por cima. Enrole e frite. Para finalizar, cubra com açúcar.

Torrone de chocolate com amêndoas e avelãs

Ingredientes
1 e ¾ de xícara (de chá) de açúcar granulado
¾ de xícara (de chá) de glucose de milho
¾ de xícara (de chá) de água
1 clara em neve
450 gramas de amêndoas inteiras, sem pele e torradas
100 gramas de avelãs inteiras, sem pele e torradas
100 gramas de chocolate meio amargo picado
2 folhas de waffer

Modo de preparo
Ferva o açúcar com a glucose e água até obter uma calda em ponto de bala dura. Com a batedeira ligada, despeje a mistura, de uma só vez, sobre a clara em neve, e continue batendo na velocidade máxima até amornar e o merengue engrossar. Para saber o ponto, mergulhe o batedor no merengue e, em seguida, suspenda-o (o merengue deverá cair lentamente). A seguir, junte amêndoas, avelãs e chocolate. Rapidamente, despeje esse creme sobre uma folha de waffer e espalhe bem. Cubra com a outra folha de waffer e pressione com cuidado para não quebrar. Embrulhe com um plástico grosso e leve à geladeira. Depois de firme, corte torrones de 18x5cm e embrulhe-os em papel celofane. Mantenha e sirva em temperatura ambiente.

Rocambole de chocolate com baba de moça

Ingredientes
Massa
20 claras em neve
5 colheres (de sopa) de açúcar
1 xícara (de chá) de chocolate em pó meio amargo

Baba de moça
20 gemas
2 e ½ xícaras (de chá)  de açúcar
1 xícara (de chá) de água (250ml)
1 colher (de café) de essência de baunilha

Modo de preparo
Massa
Bata as claras até obter o ponto de neve. Com a batedeira ainda em movimento, adicione açúcar e bata até obter uma massa consistente. Em seguida, desligue o eletrodoméstico e acrescente o chocolate em pó e misture com a ajuda de uma espátula. Unte uma forma com manteiga e farinha e coloque a massa no forno pré-aquecido a 180°C por, aproximadamente, 10 minutos.

Baba de Moça
Numa panela, coloque água e açúcar e mexa apenas no início para que fique homogêneo. A seguir, mantenha em fogo médio até a calda ficar no ponto de fio e deixe esfriar. Em seguida, acrescente as gemas e a essência de baunilha. Volte para o fogo e mexa até engrossar.

Coloque a massa sobre uma folha de plástico e distribua o recheio, reservando uma parte para a decoração. Enrole-a com o auxílio do plástico e leve à geladeira por, aproximadamente, três horas. Com o recheio reservado, coloque-o em uma bisnaga e faça tirinhas na parte de cima do rocambole. Para finalizar, salpique chocolate em pó por cima.

Canjica com chocolate

Ingredientes
500 gramas de canjica cozida pronta
500 ml de leite
1 copo (tipo americano) de açúcar
1 colher (de sopa) de amido de milho
1 copo (tipo americano) de leite de coco
200 gramas de chocolate ao leite picado

Modo de preparo
Perfure o pacote de canjica cozida para eliminar o vácuo. Comprima o pacote para que o conteúdo fique bem solto, corte a extremidade e despeje na panela. Adicione leite, açúcar, leite de coco e amido - dissolvido em 1/4 de copo (tipo americano) de água - e leve ao fogo médio, mexendo sempre. Após levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por mais três minutos, sempre mexendo. Desligue o fogo e sirva quente com chocolate salpicado por cima.

Créditos das receitas:

União
China House
Restaurante A Bela Sintra, Chef Ilda Vinagre
Vapza

 

Agência Hélice Terra Terra