0

Chef apresenta a cereja atlântica em evento em SP

Thaís Sabino

Em clima descontraído, os chefs de cozinha Ana Luiza Trajano e Paulo de Abreu e Lima apresentaram a grumixama, a cereja atlântica, durante evento no Hyatt Hotel, na tarde desta sexta-feira (29). De acordo com os profissionais, existem apenas cerca de três hectares de plantação da fruta em todo o País. "Eu viajo para conhecer os ingredientes", afirmou Ana Luiza, que percorreu o Brasil todo atrás da fruta. Já na primeira prova, ela não sentiu o sabor doce conhecido da cereja. "Tem gosto de uma goiaba verde", comentou a chef.

» Siga Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia

De acordo com Ana Luiza, a cereja atlântica é provavelmente a berry nativa mais desconhecida no País. A fruta é suculenta, mistura doçura e acidez e tem o formato e cor das cerejas europeias. Paulo de Abreu, que já fez mais de 300 viagens gastronômicas ao redor do mundo, afirmou que a frutinha é muito saborosa, mas exige cuidados excessivos no cultivo. "São frutas surreais, com alto valor agregado, mas que a gente conhecia muito pouco", afirmou ele.

Atualmente, a Polônia é o maior produtor de cerejas da Europa. Na América do Sul, o Chile se destaca como grande exportador da fruta para os Estados Unidos. No entanto, de acordo com Paulo de Abreu, a cereja atlântica tem potencial para ganhar espaço no mercado. A cereja brasileira pode ser encontrada na Mata Atlântica, é rica em vitamina C, ferro e fósforo. Dois dos projetos atuais do profissional estão focados nos terroirs brasileiros, frutas nativa da Mata Atlântica e Terroir Marinho do Brasil.

Ana Luiza Trajano estudou na Itália e trabalhou em restaurantes no país, mas foi nos sabores nacionais que a jovem encontrou a verdadeira paixão. Após uma viagem pelo Brasil, ela decidiu abrir o restaurante Brasil a Gosto, onde apresenta receitas das regiões que visitou, revisitadas e modernizadas.

O evento
O Paladar - Cozinha do Brasil é um evento organizado pelo jornal O Estado de SP, que acontece no Hyatt Hotel, na zona sul da capital paulista de 29 a 31 de julho.. Ao longo dos três dias serão ministradas palestras e worshops com chefs renomados. Alex Atala é um dos profissionais de destaque na culinária que está na programação do domingo.

Os estandes dos eventos oferecem degustação de vinhos e geleias, expõem peças de cerâmicas personalizadas para cada chef e prato, fornos de cozinha, utensílios para churrasco e inovações na área da culinária. A panela Lyon, que permite assar bolos e tortas sem utilizar o forno do fogão, é uma das novidades que podem ser conferidas no Paladar - Cozinha do Brasil.

Ana Luiza Trajano estudou na Itália e trabalhou em restaurantes no país, mas foi nos sabores nacionais que ela encontrou a verdadeira paixão
Ana Luiza Trajano estudou na Itália e trabalhou em restaurantes no país, mas foi nos sabores nacionais que ela encontrou a verdadeira paixão
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra
publicidade