publicidade

Conheça 15 erros do café da manhã que te fazem engordar

Aprenda erros cometidos no café da manhã que podem levar ao aumento de peso
Foto: Getty Images
 

Já é lugar-comum a afirmação de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas pouca gente sabe que a escolha desta refeição pode ser determinante na hora de ganhar alguns quilinhos.

A revista norte-americana Shape conversou com especialistas para listar 15 hábitos comuns do desjejum e que prejudicam a silhueta.

Pense antes de comer: sempre que algum colega chegar com um cupcake ou outra guloseima, pare, respire fundo e considere se o sabor do doce compensará os quilinhos que ele trará.

Não se engane com o suco: muitos dos sucos de laranja embalados são ricos em açúcar e acabam sendo uma escolha pouco saudável. Tomar um copo d'água e ingerir a fruta inteira acaba sendo a melhor opção, pois a fruta contém fibras, vitaminas e minerais e ajudam na sensação de saciedade.

Opte por recheios saudáveis: quem gosta de panquecas, omeletes e sanduíches deve escolher recheios proteicos, como queijos sem gordura, clara de ovo e peito de peru no lugar de caldas açucaradas, mel etc.

Não caia em tentações: pães são uma delícia, mas são tentações difíceis de resistir. Tente escolher cereais integrais e torradas no lugar do pão branco e dos doces, com baixo índice glicêmico, que deixam com fome antes do almoço.

Não abra mão do café: se não tiver problemas de saúde ou intolerância à cafeína, não precisa deixar o cafezinho de lado. Só não exagere para não ficar com insônia.

Maneire no complemento do café: o que você acrescenta ao café é que te engorda. Açúcar, xaropes, chantilly, entre outros ingredientes, podem tornar uma xícara de café em uma verdadeira bomba calórica.

Prepare-se para a fome: se está sempre atrasada para o trabalho e não tem tempo de parar para o café da manhã, aposte nos lanchinhos saudáveis e sem açúcar, como o mix de castanhas e frutas.

Olho na porção: uma porção de proteína magra, frutas e grãos integrais é uma ótima forma de preparar seu corpo para o resto do dia, mas não exagere no tamanho das porções para não ficar com gordurinhas sobrando.

Resista às máquinas de guloseimas: evite os doces e as gorduras que estão presentes nas guloseimas. Dê preferência para as lojas de conveniência, onde pode adquirir frutas, iogurte desnatado e barras de proteína.

Prepare-se para encarar o buffet: você pode se satisfazer sem se sentir completamente pesada. Invista nas proteínas e evite os doces.

Tenha um mantra: lembre-se do ditado 'tenha um café da manhã de rei, um almoço de princesa e um jantar de mendiga' e mantenha-o na cabeça para perder peso.

Não confie nas barras de cereal: granola e barrinhas servem para matar a fome rapidamente, mas têm tantas calorias quanto uma sobremesa.

Atenção com as vitaminas: lembre-se que a primeira refeição do dia deve te nutrir, não te estufar, então evite combinações com muito açúcar e evite ainda qualquer tipo de coquetel pela manhã.

Obrigue-se a comer: mesmo que acorde sem fome, force-se a tomar o café da manhã para não desacelerar o metabolismo, mesmo que coma coisas leves como frutas, torradas e iogurte.

Adicionar um copo de água: incluir um copo de água no desjejum traz benefícios porque hidrata e dá a sensação de saciedade.

Terra