PUBLICIDADE

Dinamarquês Noma é melhor restaurante do mundo pela 4ª vez

28 abr 2014 - 20h23
Compartilhar

O restaurante Noma, em Copenhague, comandado pelo chef René Redzepi, foi eleito nesta segunda-feira o melhor restaurante do mundo pela revista britânica Restaurant, que elabora um ranking anual dos 50 melhores estabelecimentos gastronômicos do planeta.

O dinamarquês já havia estado no topo da lista em 2010, 2011 e 2012, e este ano recuperou o título perdido em 2013 para o espanhol "El Celler de Can Roca".

O restaurante brasileiro D.O.M, do chef Alex Atala, perdeu uma posição, e passou a ocupar o posto de 7ª melhor mesa do mundo - mas ainda é o restaurante latino-americano mais bem classificado na lista da Restaurant.

O Maní, casa da chef brasileira Helena Rizzo - eleita melhor chef mulher do mundo - subiu dez posições, e agora ocupa o 36º lugar entre os 50 melhores.

Ao todo, cinco mesas latino-americanas figuraram na lista de 2014, com o peruano Central, do chef Virgilio Martínez, protagonizando a maior ascensão da lista: em um ano, subiu da 50ª para a 15ª posição.

O também peruano Astrid y Gastón, de Gastón Acurio e Diego Muñoz, ficou com a 18ª posição, alguns meses após encabeçar a primeira edição de uma lista - elaborada pela mesma revista - exclusivamente latino-americana.

O dinamarquês Redzepi, de 36 anos, recuperou assim o trono que perdeu em 2013 para o El Celler de Can Roca, comandado pelos irmãos Joan, Josep e Jordi Roca em Gerona (Catalunha, nordeste da Espanha), que voltou ao segundo posto do ranking. O terceiro lugar foi ocupado pelo segundo ano consecutivo pela Osteria Francescana, do italiano Massimo Bottura.

"Sei que nem sempre sou umas pessoa fácil. Mas quero dizer, diante de todos, que vocês são minha equipe dos sonhos, minha inspiração", disse Redzepi, que leva a fama de ser meticuloso, prestando homenagem à "paciência e dedicação" de seus colaboradores.

"Não atingimos nossa meta, ainda restam muitas receitas para serem escritas", ponderou o chef, reconhecido por "sua original e às vezes visceral versão da nova cozinha nórdica".

Com este novo título, Redzepi está a uma vitória do recorde obtido pelo espanhol Ferran Adrià, chef do elBulli, agraciado cinco vezes (2002, 2006, 2007, 2008 e 2009) com o título de melhor restaurante.

O brasileiro Atala foi escolhido como o melhor chef por seus pares e, ainda que não tenha estado presente na cerimônia da Restaurant, agradeceu a honra por meio de um emocionado vídeo.

"Este prêmio significa muito para mim, para minha vida profissional", disse o ex-DJ de 45 anos, dono de um alto posto na gastronomia mundial com sua cozinha elaborada a partir de produtos locais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade