2 eventos ao vivo

Direto de Miami, chef indica 10 restaurantes locais imperdíveis

Danielle Barg
Direto de Miami

Culinária cubana, frutos do mar frescos e pimenta, muita pimenta. Essas são algumas das referências gastronômicas em Miami, onde a chef brasileira Paula da Silva comanda uma equipe de cerca de 30 pessoas no disputado restaurante 1500°, que fica no hotel Eden Roc Renaissance, em Miami Beach.

Ela nasceu em Governador Valadares, em Minas Gerais, mas há 25 mora na Flórida - o que explica o sotaque levemente americanizado. Sua história com a culinária começou ainda na infância, quando os pais decidiram mudar para os Estados Unidos. Em Massachusetts, eles abriram o primeiro restaurante da família. "Minha mãe era uma boa cozinheira, e todo mundo ajudava. Com 10 anos, eu já circulava pelo restaurante", lembrou.

Cansada do frio, a família partiu para a Flórida em busca de dias mais ensolarados. Lá, abriram outro restaurante, onde Paula decidiu que não queria mais sair da cozinha. Trabalhou por dez anos na cozinha do 3030 Ocean, do chef Dean James Max, onde, segundo ela, começou por baixo, passando por várias funções até se tornar chef.

Não demorou muito para ser descoberta pela equipe do reality show Hell's Kitchen, com o chef Gordon Ramsay, em 2008, na quinta temporada do programa. Durante a entrevista que a chef concedeu ao Terra, no café da manhã do hotel, uma hóspede interrompeu a conversa para dizer: "meu filho torceu muito por você, até a final!". Paula ficou em segundo lugar, mas, de fato, se tornou um rostinho conhecido nos Estados Unidos.

Da mãe, ela acredita que herdou o gosto por temperos, elemento que busca sempre acrescentar aos pratos que cria. Da culinária brasileira, não abre mão das carnes. "Um dos pratos que fazem mais sucesso por aqui é o 'porco belly tacos'", conta, fazendo referência ao petisco crocante que consiste em um generoso pedaço de torresmo envolto por um taco mexicano. "Também trouxe pra cá a picanha, o vinagrete, o arroz e o feijão. Como chef de um restaurante, você tem que apresentar o que gosta para que as pessoas conheçam", completa.

Gastronomia em Miami
Na opinião de Paula, o cenário gastronômico em Miami está em plena ascensão. "Downtown, Midtown e Design District foram áreas que cresceram bastante nos últimos anos", indica. Ela observa também como uma tendência muito forte na região a aposta dos chefs em frutas, verduras e legumes regionais.

Na opinião da profissional, esta prática valoriza os produtores locais, permitem resultados mais naturais e, sobretudo, agradam a clientela. "As pessoas estão cada vez menos querendo se sentir intimidados, preferem restaurantes mais familiares", aponta.

Paula só fecha o cardápio do jantar por volta das 16h, quando já avaliou os alimentos que foram colhidos durante o dia, além de frutos do mar e peixes. Ao assumir a cozinha do 1500°, uma das primeiras coisas que fez foi levar sua equipe para o meio da plantação. "É importante que as pessoas vejam o trabalho que dá para fazer as coisas, para poderem valorizar", conclui.

Confira 10 restaurantes imperdíveis em Miami
A chef Paula elencou dez opções gastronômicas que são a cara de Miami e agradam a todos os gostos. Veja:

1 - Sugar Cane: "este restaurante faz uma mistura de várias cozinhas. Ele também oferece pratos pequenos ou opções para dividir", indica Paula. Endereço: 3250 Northeast First Avenue - Miami, Flórida. Tel.: (786) 369-0353.

2 - Michael's Genuine Food & Drink: a casa oferece pratos da cozinha americana, utilizando produtos locais. Segundo a chef, de um modo geral, o cardápio tem preços médios. Endereço: 130 Northeast 40th Street - Miami, Flórida. Tel.: (305) 573-5550

3 - Zuma: segundo Paula, este restaurante tem preços mais salgados, mas é uma ótima pedida para os fãs de comida asiática. Endereço: 270 Biscayne Boulevard Way, 1st floor - Miami, Flórida. Tel.: (305) 577-0277

4 - Yardbird: "este é um restaurante novo em Miami, com preços médios e pratos mais característicos do sul dos Estados Unidos", indica a chef. Endereço: 1600 Lenox Avenue - Miami Beach, Flórida. Tel.: (305) 538-5220.

5 - Blue Piano: a chef Paula afirma que esta é uma opção barata, com pratos típicos de New Orleans. Endereço: 4600 NE 2nd Avenue - Miami, Flórida. Tel.: (305) 576 7919

6 - Azul: "a comida é um pouco cara, mas o chef é novo na cidade e este restaurante é muito popular", afirma Paula. Endereço: 500 Brickell Key Drive - Miami, Flórida. Tel.: (305) 913-8288.

7 - Red Light Little River: "este restaurante é bem pequenininho, tem só cinco mesas! Mas a comida é boa e caseira", indica a chef. Endereço: 7700 Biscayne Boulevard, Miami, Flórida. Tel.: (305)757-7773.

8 - Gigi: Paula conta que este restaurante oferece o conceito de "fusian food", que combina elementos gastronômicos de várias partes do mundo. "Eles misturam pratos asiáticos e americanos, a comida é bem baratinha e, como está localizado perto de vários clubes, a casa lota por volta das 4 horas da manhã", afirma. Endereço: 3470 North Miami Avenue - Miami, Flórida. Tel.: (305) 573-1520.

9 - Sustain: localizado em Midtown, a casa tem preços médios, segundo a chef, e oferece gastronomia orgânica. "Todo o conceito é 'green', desde os produtos orgânicos até a decoração com materiais reclicados", afirma Paula. Endereço: 3252 NE 1st Avenue - Miami, Flórida. Tel.: (305) 424-9079.

10 - Sra. Martinez: o restaurante espanhol localizado no Design District é regido por uma chef muito popular em Miami, Michelle Bernstein, segundo Paula. Endereço: 4000 NE 2nd Avenue - Miami, Flórida. Tel.: (305) 573-5474.

Em Miami, nos Estados Unidos, não faltam opções gastronômicas para agradar os mais diversos tipos de gostos e públicos
Em Miami, nos Estados Unidos, não faltam opções gastronômicas para agradar os mais diversos tipos de gostos e públicos
Foto: Divulgação
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade