Culinária

publicidade

Doce de leite, damasco ou limão: veja variações de cheesecake

O cheesecake é uma receita versátil que aceita diversos tipos de combinações; o doce de leite como cobertura é uma das opções
Foto: Divulgação
 
Danielle Barg

Para quem gosta de doce, é um prato cheio. Para os que não são fãs das opções muito açucaradas, também. O cheesecake é uma sobremesa suave que mistura a leveza do queijo com uma cobertura que varia de acordo com o gosto de quem a prepara. Por ter uma base não muito doce, aceita os mais diversos tipos de combinações como retoque final.

A origem da receita, conforme explica Fábio Melo, marketing de K&S - joinventure entre Kraft Foods Brasil e Sadia -, data de 776 a.C, na Grécia Antiga. Registros indicam que a iguaria pode ter sido servida durante os primeiros Jogos Olímpicos. "Foram os romanos que espalharam o cheesecake pela Europa. Apenas séculos depois esta sobremesa especial apareceu nos Estados Unidos, trazida pelos imigrantes", afirma.

Já em terras americanas, o cheesecake ganhou força, segundo Melo, com a chegada do cream cheese. "Ele foi inventado por queijeiros norte-americanos que estavam tentando aprimorar o queijo francês Neufchâteau."

De um modo geral, a receita segue um mesmo padrão, segundo explica a nutricionista e culinarista Cinthya Maggi. "O cheesecake deve ter uma massa à base de biscoito moído e, no recheio, o ingrediente principal é o queijo e ovos. A receita tradicional leva cream cheese, mas existem variações incluindo também o requeijão, iogurte, entre outras".

Já na cobertura, a mais conhecida é a de frutas vermelhas, mas, para os criativos, não há limites para inventar. "As variações permitem qualquer fruta de sua preferência na forma de geléias, caldas ou coulis", observa Cinthya.

Para destacar ainda mais o gosto da sobremesa, a culinarista indica a companhia de um vinho licoroso, champagne ou o bom e velho cafezinho. Melo completa: "acho que a sua textura leve, combinada ao sabor meio doce, meio azedinho, garantem o sucesso do cheesecake ao redor de todo o mundo."

Morango, damasco, limão, amora e doce de leite são apenas algumas das ideias da cobertura que fazem com que esta sobremesa assuma diversos sabores. Confira receitas e inspire-se para criar a sua própria versão.

Terra