Doce, torta ou massa: faça receitas que caracterizam o amor

24 mai 2013
07h07
atualizado às 10h41
  • separator
  • 0
  • comentários

Para economizar uma graninha no Dia dos Namorados e deixar o clima ainda mais agradável e romântico, uma boa pedida é cozinhar em casa com o amado. O segredo para tanta dedicação fica por conta de receitas simples e divertidas, como o delicioso espaguete do filme “A dama e o vagabundo”, uma torta Romeu e Julieta e para fechar a refeição, uma das sobremesas preferidas de casais apaixonados: a maçã do amor.

O melhor de tudo é que o casal pode preparar todas as comidinhas junto, prolongando a diversão com as saborosas receitas e sem precisar se chatear com toda a agitação das filas de espera dos restaurantes.

Spaghetti com polpettine - “A Dama e o Vagabundo”
Ingredientes
300 gramas de macarrão tipo espaguete
125 gramas de carne moída (patinho) 
100 gramas de tomate tipo pelatti
45 gramas de linguiça suína (sem a pele)
25 gramas de mortadela 
10 ml de leite integral
Um ovo
Uma fatia de pão de forma
Um ramo pequeno de salsinha fresca
Duas colheres (de sopa) de queijo parmesão
Duas colheres (de sopa) de farinha de trigo 
Meia cenoura
Meia cebola
Meio talo de salsão 
Sal refinado
Azeite extravirgem
Pimenta do reino preta e caldo de carne a gosto
 
Modo de preparo
Misture as carnes ao pão umedecido no leite e acrescente o ovo, a salsa finamente picada e o parmesão, temperando com sal e pimenta do reino. Faça bolinhas e passe na farinha de trigo, depois reserve. Descasque e processe os legumes, a cenoura, a cebola e o salsão. 

Feito isso, doure os legumes processados no azeite e dilua o caldo de carne em uma xícara de água fervente. Acrescente o tomate, o caldo e coloque as bolinhas de polpettine. Cozinhe por cerca de 20 minutos e coloque sal e pimenta do reino. Despois é só cozinhar o espaguete, conforme instruções da embalagem. Sirva a receita com molho sobre o polpettine. 

Torta Romeu e Julieta
Ingredientes da massa
150 gramas de farinha de trigo
125 gramas de leite
125 gramas de água
100 gramas de manteiga
15 gramas de açúcar
5 gramas de sal
Quatro ovos

Ingredientes do recheio
600 gramas de açúcar
100 gramas de goiabada em pedaço
150 gramas de queijo picado
10 goiabas vermelhas maduras
Seis bolas de sorvete
Dois cravos
Uma canela em pau

Modo de preparo da massa
Em fogo baixo, coloque numa panela o leite, a água, a manteiga, o sal e o açúcar e deixe ferver. Em seguida, retire do fogo e adicione a farinha de trigo, misturando bem até obter uma massa lisa. Volte a panela ao fogo e cozinhe a receita até a massa soltar completamente. Passe-a para uma tigela, cubra com filme plástico e deixe na geladeira por uma hora.

Modo de preparo do recheio
Para preparar a compota, descasque as goiabas delicadamente para não retirar a polpa, corte ao meio e tire todas as sementes, lave bem e reserve.  Numa panela, coloque duas xícaras (de chá) de água, açúcar, cravos, canela e as goiabas limpas cortadas ao meio. Cozinhe em fogo baixo durante 45 minutos e, em seguida, adicione a goiabada cortada em cubinhos. Espere derreter, passe para uma tigela e reserve na geladeira por 45 minutos.

Após isso, unte uma assadeira com manteiga, coloque a massa num saco de confeitar (bico redondo simples) e faça as bolinhas (3 cm). Não as deixe muito próximas, pois irão dobrar de tamanho. Depois é só pré-aquecer o forno a 180 graus e assar por 25 minutos, até dourar. Retire do forno, passe para uma grade e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Corte o queijo da sua preferência em cubinhos, faça um furo na parte de baixo de cada tortinha e recheie com os cubinhos de queijo. Cubra a parte onde fez o furo com o recheio de goiaba, como se fosse uma concha. Em seguida, coloque numa assadeira (com a parte da goiaba para cima) e aqueça no forno por alguns minutos, antes de servir.

Decoração
Você pode servir a torta Romeu e Julieta com uma bola de sorvete de creme e decorar com folhinhas de hortelã.

Maçã do amor
Ingredientes
600 gramas de açúcar
120 ml de água
30 granas de corante em pó para maçã do amor
Suco de um limão
Seis maçãs vermelhas bem firmes
Seis palitos

Modo de preparo das maçãs 
Lave as frutas, seque e guarde-as na geladeira.

Modo de preparo do caramelo
Coloque o açúcar na panela, adicione a água e o suco de limão, cozinhando em fogo baixo até obter o ponto de caramelo (para testar se está certo, coloque um pouquinho num prato com água e algumas pedras de gelo, se estiver crocante como uma bala o caramelo está no ponto). Em seguida, adicione o corante e deixe a receita descansar por alguns minutos para evitar que formem bolinhas.

Prepare um prato com papel manteiga para deixar as maçãs escorrendo. Não mergulhe a fruta mais de uma vez no caramelo quente para que não haja excesso do líquido. Deixe esfriar por 20 minutos, antes de servir.

Créditos das receitas

Atelier del Gusto – Giancesare Bertecco
Chefe Eliane Carvalho - Brieresto 

 

Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade