PUBLICIDADE

Gastón Acurio anuncia saída do restaurante "Astrid e Gastón"

26 ago 2014 - 23h53
Compartilhar

O cozinheiro Gastón Acurio, um dos principais promotores da gastronomia peruana internacionalmente, anunciou nesta terça-feira sua saída da direção do restaurante "Astrid e Gastón" para assumir novos projetos, entre eles uma expedição que percorrerá todo o Peru e depois o resto da América do Sul.

Acurio publicou hoje um comunicado em sua conta oficial no Facebook em que explicou que a responsabilidade por seu restaurante, eleito no ano passado o melhor da América Latina, ficará a cargo de sua esposa, Astrid Gutsche, e de Diego Muñoz, até hoje chef do local.

"Passaram os anos e hoje toca no pessoal enfrentar novos desafios. O papel e os desafios continuam sendo os mesmos. O que muda são as oportunidades, as histórias. Durante 2015 darei início a uma nova etapa que esperamos que dure alguns anos", explicou.

O cozinheiro detalhou que o percurso da "Expedição Peru 2015" o levará "a cada cidade em busca de histórias, produtos, pessoas, respostas". E depois percorrerá o resto da América do Sul.

Acurio também anunciou que criará uma fundação "que se encarregue de formar dezenas de alunos, uma bela universidade, uma página que conectará pequenos produtores com consumidores".

Esse projeto, disse, permitirá promover alianças entre "cozinheiro camponês, cozinheiro pescador, juntos para transformar a promoção da cozinha peruana no mundo, desenhar novos livros, documentários, produtos e conceitos próprios de seu tempo, que valorizem o nosso".

Acurio disse que "o papel do cozinheiro nos América Latina continua sendo o mesmo já que as contradições de seu tempo o obrigam a se voltar de corpo e alma à contribuição em seu trabalho ao desenvolvimento econômico e social de nossa região".

"Não é nem mais nem menos importante que o papel do cozinheiro na Europa ou Estados Unidos. É simplesmente diferente. Responde ao seu tempo, ao que vê e a que o move", ressaltou.

Gastón agradeceu por ser parte desse movimento e considerou que "algumas pequenas batalhas foram ganhas: recuperar produtos esquecidos, a gratidão ao produtor do campo, ao pescador. Um cliente cada vez mais consciente, um mundo que nos descobre, uma comunidade gastronômica unida em princípios e valores comuns".

Acrescentou que sua saída oficial da condução do "Astrid e Gastón é uma retirada muito necessária que dá passagem para uma nova geração" e permitirá a ele se dedicar "de maneira total a todos os próximos desafios com a responsabilidade e o compromisso que eles exigirão".

"Hoje me despeço do 'Astrid e Gastón' agradecendo a todos aqueles que me acompanharam nesta história de 20 anos dedicados a um sonho. E, principalmente, um agradecimento eterno a Astrid, que continua na nova sede, recebendo cada pessoa que nos visita com a mesma doçura e naturalidade do primeiro dia", assinalou.

Acurio, que tem 46 anos, reforçou que sua "presença e compromisso com a cozinha peruana e latino-americana, continuará até o final" de sua vida, e agradeceu. "Agradeço a todos por me permitirem ser parte desta história. Desta bela história", concluiu.

EFE   
Compartilhar
Publicidade