PUBLICIDADE

Gastronomia e música da Espanha são atrações de festival em São Paulo

4 abr 2014 - 21h23
Compartilhar

O flamenco e a gastronomia espanhola desembarcaram nesta sexta-feira no Instituto Cervantes de São Paulo, na Avenida Paulista, com a segunda edição do festival "La Feria", organizado pelo chef espanhol Fernando Lancho.

Com o apoio do Instituto Cervantes, Lancho reuniu pela segunda vez os principais restaurantes espanhóis da capital paulista para divulgar a gastronomia e a cultura do país ibérico para 12 mil pessoas que deverão visitar "La Feria" durante seus três dias.

"Os espanhóis historicamente não se unem. Então quis quebrar essa imagem e mostrar que é possível unir os vários povos espanhóis em um mesmo espaço", afirmou à Efe Lancho, que começou com uma ideia que a princípio visava integrar a comunidade espanhola em São Paulo e agora se expande para os brasileiros.

No entanto, a inspiração original de "realizar uma feira tipicamente urbana, com comida, dança e filmes", se manteve no projeto.

Lancho nasceu no País Basco e viveu no Brasil entre os 2 e 20 anos de idade, quando decidiu voltar à Espanha para estudar gastronomia em Barcelona.

"La Feria", de acordo com seu criador, dá bastante peso à gastronomia espanhola, uma das formas de revelar a cultura das diversas regiões do país.

"As regiões mediterrâneas, por exemplo, consomem muitas verduras, legumes e frutos de mar. Já o interior é mais caça e mais carne. Isso se nota muito bem aqui com a mostra", explicou.

Dois dos restaurantes presentes em "La Feria" são especializados em paella, sendo que um deles especializado na de frutos do mar, e outro nas de cordeiro e porco.

Além dos pratos típicos, os visitantes podem comprar e degustar vinhos e embutidos espanhóis que são vendidos a preços "promocionais".

Segundo o diretor do Instituto Cervantes, Pedro Benítez Pérez, "La Feria" é uma ótima oportunidade para mostrar para a população de São Paulo um pouco mais sobre a cultura espanhola.

"Trata-se de um povo com uma cultura muito variada, e aqui podemos encontrar música, restaurantes variados, produtos e temos ao longo de três dias conferências sobre a cultura espanhola", disse Benítez Pérez à Efe.

O encontro, que tem entrada gratuita, terá uma próxima edição em setembro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade