Culinária

publicidade

Quer ser chef? Veja utensílios fundamentais para a cozinha

É necessário aparelhar a cozinha com itens básicos que vão ajudar no sucesso das receitas
Foto: Divulgação
Michelle Achkar

Cozinhar é hobby cada vez mais popular. Para garantir os resultados dos pratos, o tratamento adequado aos alimentos é um dos primeiros passos. E para isso, é necessário aparelhar a cozinha com itens básicos que vão ajudar no sucesso das receitas. A pedido do Terra, Breno Guelssi Vieira, professor do Centro Universitário Senac, Campus Campos do Jordão, listou os utensílios fundamentais para um chef iniciante. São sete, confira:

Faca de chef
Uma boa faca é indispensável em uma cozinha. É a extensão da mão do cozinheiro. O tamanho pode variar entre 8 e 12 polegadas, e a lâmina deve sempre ser de aço inoxidável, de preferência, sem emendas, o que trazmais segurança e maior durabilidade.

Fouet
Utensílio indispensável para a criação de misturas homogêneas e aeradas. Em vez de usar diversos garfos e colheres para o preparo de claras em neve, creme chantilly e molhos em geral, o aparelho - que pode ser de silicone, alumínio, aço inox - facilita a vida do cozinheiro trazendo praticidade e rapidez.

Espátula de silicone
Em certas preparações, uma grama que seja pode fazer diferença no resultado. Para essas ocasiões, uma espátula de silicone é indispensável. Produzida com um material que se adapta às curvas de uma tigela ou assadeira, ajuda a limpá-las por completo. O ruim é que acaba com a alegria de quem espera lamber as sobras.

Balança digital
Medidas precisas são fundamentais para bons resultados na cozinha. Em vez de medir receitas com colheres ou xícaras, o uso da balança digital proporcionará um resultado muito mais preciso e confiável, além da possibilidade de padronização de receitas sem ser preciso se preocupar comdiferentes tamanhos de copos para medidas.

Tábua de corte
Pode parecer bobagem, mas uma boa tábua de corte é tão importante quanto qualquer outro utensílio dentro da cozinha. Prefira as feitas de polipropileno (mais higiênicas e menos propensas e contaminações doque as de madeira). As tábuas com áreas maiores de trabalho serão mais úteis, pois servirão tanto para alimentos pequenos quanto para os de maior tamanho.

Descascador de legumes
Descascar um alimento é tarefa das mais simples dentro de uma cozinha, porém com um utensílio correto, o desperdício passa a ser substancialmente menor, garantindo ainda maior rapidez no pré-preparo das produções. Osdescascadores são encontrados em diversos formatos, podendo ser utilizados para os mais variados tipos de legumes.

Moedor de pimenta
O moedor de pimenta é o utensílio ideal para quem quiser garantir o ápice de sabor dos grãos de pimenta. A pimenta moída na hora da preparação é substancialmente mais saborosa e aromática do que as pimentas que são vendidas previamente moídas. Os moedores com mecanismo de metal são mais recomendados por serem mais resistentes.

Ponto a Ponto Ideias