Gourmet

publicidade
10 de maio de 2013 • 10h20 • atualizado às 10h30

Aprenda a fazer o arroz de pato de Rodrigo Hilbert

Ator comanda programa de culinária em que ensina receitas de família

Rodrigo irá resgatar os pratos que marcaram a sua infância em novo programa
Foto: Caio Duran / AgNews
 

Rodrigo Hilbert visitou a cozinha de Ana Maria Braga noprogrmaa Mais Você, na manhã desta sexta-feira (10), e ensinou uma receita de família, o arroz de pato, que aprendeu com a caseira do próprio sítio. “Toda vez que vamos para o sítio peço para ela fazer este pato”, contou.

Casado com a apresentadora Fernanda Lima, o ator falou sobre sua nova atração no canal pago GNT, Tempero de Família. “O programa é gravado em uma garagem que meu avô e minha avó utilizavam muito”, disse. Ele afirmou que no programa irá resgatar os pratos que marcaram a sua infância, como galinha com polenta.

Rodrigo disse ainda que aprendeu a cozinhar com a mãe, que inclusive irá aparecer no programa assim como suas tias e avós. Durante a participação, Fernanda apareceu em um vídeo elogiando o marido. “No começo do nosso namoro, eu ia para a cozinha e ele começou a me tirar aos poucos, tomou conta do ambiente. Virou o chef da casa”, afirmou.

Segundo Rodrigo, na sua receita de arroz, o pato pode ser substituído por frango. Para acompanhar, ele sugere uma farofinha de pinhão. “Bate no liquidificador com manteiga, alho e sal e depois é só dar uma refogadinha”, ensina.

Arroz de pato

Ingredientes
Pato
½ kg de peito de pato
½ kg coxa e sobrecoxa de pato
4 folhas de louro
1 colher (sopa) de limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
½ xícara de chá de óleo
2 l de água

Arroz
3 e ½ xícara de arroz
½ cebola
2 dentes de alho
Sal a gosto
Cebolinha
1 linguiça calabresa para decorar

Modo de preparo
Pato: retire a pele do peito, da coxa e da sobrecoxa. Tempere com o louro, o alho amassado, limão, sal e pimenta. Se preferir, deixe curtir no tempero de um dia para o outro. Na panela de pressão, despeje o óleo e acrescente o pato. Deixe adquirir uma cor dourada.

Coloque os 2 litros de água fervendo e deixe na pressão de 25 a 30 minutos. Neste processo, a carne vai soltar do osso e vai facilitar na hora de desfiar. Retire a carne e desfie. Reserve esta água, que será utilizada para cozinhar o arroz.

Arroz: refogue a cebola e o alho no óleo, despeje o arroz, e, na sequência, deixe refogar na água utilizada para cozinhar o pato. O segredo, segundo Rodrigo, é deixar o arroz bem molhadinho, pois fica ainda mais saboroso.

Montagem: em uma travessa grande (Rodrigo usou uma de barro), faça uma camada de arroz e uma do pato desfiado, sucessivamente. Salpique cebolinha por cima e a linguiça calabresa fatiada para decorar. Coloque no forno apenas para dourar, e está pronto para servir. 

 

Terra