Comidas

publicidade

Chef ensina a preparar prato afrodisíaco; veja receita

Suave e afrodisíaco, o arroz negro combina bem com carnes fortes como o cordeiro
Foto: Crícia Giamatei / Terra

O arroz negro ainda não é muito conhecido pelos brasileiros, mais acostumados ao arroz branco. Mas tem tudo para ser: leve, o ingrediente ainda é afrodisíaco e combina bem com carnes mais fortes. O chef Marcos Roberto, do Hotel Fazenda São João, em São Pedro –SP, elaborou um prato que aproveita bem essas características: carré de cordeiro com arroz negro e geleia.

“O arroz negro, mais suave que o branco, já é produzido no Brasil e pode ser comprado em supermercados por cerca de R$ 18”, conta Roberto. O ingrediente também é rico em vitaminas do complexo B.

Em sua receita, o chef combina o arroz negro com pimentões e azeitonas. Para substituição, ele indica passas, amêndoas ou damasco como opções. No prato, Roberto usa cordeiro uruguaio, apesar de também poder ser feito com a carne nacional.

A dica é deixar o cordeiro marinando no tempero por horas antes de assar a carne. No forno a 180 graus, o tempo para assar é de cerca de 30 minutos. Mas essa espera vale a pena e é uma sugestão diferente para uma noite especial. “Se o arroz negro não conquistar aquela pessoa, uma boa conversa deve resolver”, brinca Marcos Roberto. Veja a receita do cordeiro abaixo.

Antes de ir para São Pedro, Marcos Roberto trabalhou em várias cozinhas de São Paulo. Com o tempo, ele tornou-se especialista em cortes de carnes e, em 2011, foi premiado em concurso gastronômico realizado pelo Makro e Nestlé com o prato Filé de tilápia com molho de jaracatiá e purê de mandioquinha. Jaracatiá é uma fruta típica brasileira, bastante comum na região de São Pedro. Confira a receita do filé de tilápia com jaracatiá aqui.

Receita de Cordeiro à Imperador (serve 2 pessoas)

Cordeiro
Ingredientes
- 500 g de carré de cordeiro
- quanto baste de pimenta-do-reino moída na hora
- 1 g de sal
- 100 ml de vinho tinto seco
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picado
- 1 folha de louro

Modo de preparo
Deixar a carne no tempero por 12 horas em vasilha tampada em temperatura de geladeira. Assar por 30 minutos a 180ºC, envolvido em papel alumínio. Retirar o papel alumínio para dourar.

Arroz negro
Ingredientes
- 150 g de arroz negro
- ½ cebola média picada
- 20 g de azeitona
- 20 g de pimentão vermelho e amarelo
- 30 ml de azeite
- 30 ml de vinho branco seco
- 500 ml de água

Modo de preparo
Picar a cebola, o alho e refogar com o azeite. Acrescentar o sal, o vinho branco e a água lenta e gradualmente. Para finalizar, acrescentar o pimentão picado e as azeitonas.

Geleia de menta
Ingredientes
- 2 kg de maçã
- 500 g de açúcar
- 1 litro de água
- 100 g de folhas de hortelã
- 30 ml de licor de menta
- 200 ml de vinagre branco
- Quanto baste de corante verde

Modo de preparo
Colocar a água para ferver com o açúcar, a maçã picada e o vinagre até o ponto de calda. Picar as folha de hortelã e acrescentar após retirar do fogo juntamente com o licor de menta e o corante.

O Terra viajou a São Pedro-SP a convite do Hotel Fazenda São João

Terra