Comidas

publicidade

Pipoca, torta e batata frita; veja 7 alimentos com gordura trans

Acompanhamento preferido de muitas pessoas, a batata frita pode conter gordura trans, que vem da adição de hidrogênio no óleo vegetal
Foto: Getty Images
 

Batata frita, congelados e carne moída. Muitas vezes, o sabor especial desses alimentos vem da gordura trans, que faz com que eles durem por mais tempo nos supermercados e restaurantes. No entanto, essa gordura pode trazer sérios problemas para a saúde.

"A gordura trans aumenta o colesterol ruim, assim como a gordura saturada, mas também aumenta o risco de inflamações e diminui o bom colesterol, que nos protege contra doenças do coração", diz Andrea Giancoli, porta-voz da American Dietetic Association.

Para você não errar na hora de escolher suas refeições, o site Health.com listou os 22 alimentos que mais contêm gordura transgênica e nós selecionamos os sete piores para você. Confira a seguir.

Batatas fritas
Acompanhamento preferido de muitas pessoas, a batata frita pode conter gordura trans, que vem da adição de hidrogênio no óleo vegetal. A boa notícia é que muitas redes de restaurantes, como o McDonalds e o Burger King, pararam de usar óleos hidrogenados em frituras, mas isso não quer dizer que todos baniram esse mal do cardápio. Alguns lugares ainda comercializam batata frita com óleo hidrogenado e cada porção pode contem até 3,5 g de gordura trans.

Frituras
Você está cansado de saber que alimentos fritos são ricos em calorias, mas, além de aumentar sua silhueta, eles também podem conter gordura trans, que é prejudicial para a saúde. Por isso, leia os ingredientes antes de comprar os produtos e, quando for a restaurantes, evite consumir esses alimentos. "Você certamente pode perguntar com qual óleo a comida é frita, mas mesmo se eles falarem que é o óleo vegetal, ele ainda pode ser hidrogenado", avisa Giancoli.

Carne moída
Sabe aquele hambúrguer que você adora? Também pode conter gordura trans. Embora os fornecedores tentem remover a gordura hidrogenada de alimentos fritos, a maioria dos hambúrgueres de restaurantes ainda contém níveis significativos de gordura trans. Você também pode encontrá-la em hambúrgueres congelados, salsichas de carne bovina, cachorros quentes e carne moída.

Pipoca de micro-ondas
Quem não gosta de comer pipoca durante um bom filme? O problema é que, para facilitar, às vezes optamos pela pipoca de micro-ondas, que vem com sabores de bacon, queijo ou manteiga. Esses complementos normalmente são recheados de gordura trans. Fique atento ao rótulo ou compre milho para preparar sua pipoca em casa.

Margarina
Não muito tempo atrás, a margarina foi comercializada como uma alternativa saudável para substituir a manteiga porque é feita de óleo vegetal em vez de animal. Mas para a margarina ter sua forma sólida, muitas marcas utilizam óleos hidrogenados que são ricos em gordura trans e gordura saturada. As duas, claro, fazem mal á saúde.

Comida congelada
Jantares congelados e refeições de micro-ondas podem ser vilões para sua saúde. Isso porque esses alimentos tendem a conter gordura trans para durarem por mais tempo e ficarem com um gosto especial. ¿Leia os rótulos cuidadosamente quando você estiver na seção de congelados", diz Giancoli.

Tortas
Ainda que grandes redes de restaurante, como o McDonalds e o Burger King, tenham removido óleos hidrogenados de suas tortas, não é raro encontrar tortas congeladas e industrializadas que tenham gorduras trans. Nesse caso, sempre fique atento ao rótulo.

Terra