PUBLICIDADE

Saiba como fazer uma panqueca perfeita

14 nov 2012 - 13h48
(atualizado às 13h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Do café da manhã ao jantar, a panqueca é uma opção para lá de versátil. A versão francesa é leve, fininha e pode ser consumida de diversas maneiras. Já a panqueca norte-americana leva mais farinha, é mais grossa e encorpada e levemente adocicada. “Nos Estados Unidos essas panquecas costumam substituir o pão especialmente durante o café da manhã. Elas vão muito bem com manteiga e coberturas doces como geleia, mel, xarope maple, doce de leite, frutas flambadas, goiabada e leite condensado. Mas também vão bem com acompanhamentos salgados, como ovos mexidos”, explica Lindolfo Paiva, da Mr. Cheney.

Doce ou salgada, francesa ou americana, panqueca é uma opção prática e versátil
Doce ou salgada, francesa ou americana, panqueca é uma opção prática e versátil
Foto: Getty Images

Essa opção mais grossa também é mais molhadinha e deve ser servida, preferencialmente, logo que sai da frigideira, ainda quente. “O principal desafio é acertar o ponto da massa. A consistência é muito próxima à do bolinho de chuva, quase uma massa de bolo. É só usar a proporção certinha da receita, mas quem tiver dificuldade também pode recorrer a um mix pronto, como o que vendemos na Mr. Cheney”, afirma Lindolfo. A panqueca norte-americana ideal, segundo o especialista, tem entre 12 e 15 cm de diâmetro e de 1 a 1,5 cm de espessura. E quem quiser dar um sabor diferente na massa pode optar por misturar aveia ou alguma fruta, como banana, ou até trocar a farinha pela versão integral, tornando o prato mais saudável.

“A panqueca solta do fundo da frigideira com facilidade, mas o truque para conseguir virá-la no ar é adicionar um pouquinho de margarina ou manteiga na primeira panqueca que você irá fritar. Outra opção é soltá-la e virá-la com a ajuda de uma espátula ou garfo”, indica ele. Depois de jogar a massa na panela, em fogo médio, ela começará a formar pequenas bolhas que irão estourar em seguida. “Quando ela já estiver com algo entre seis e 10 furinhos, é hora de virar. Depois é só deixar o outro lado ficar marronzinho e a panqueca está pronta”, ensina Lindolfo. Depois de adicionar a cobertura e/ou o acompanhamento, basta servir. “Ela exala um cheirinho muito gostoso. Quando você coloca o prato quentinho na mesa já abre o apetite na hora”, defende ele.

Porém, quando o quesito é versatilidade, a panqueca francesa é a campeã. “Como a massa tem um sabor neutro combina bem com recheios e coberturas salgadas e doces. Além disso, é uma ótima alternativa para repaginar aquele frango que sobrou da última refeição, basta preparar um recheio cremoso com ele e transformá-lo em um prato completamente diferente em uma panqueca”, defende a chef Gabi Gradim.

A consistência desse tipo de massa é mais fina, mas a espessura específica depende muito do gosto ou da forma que pretende servi-la - enrolada ou dobradinha. “Primeiro você derrama um pouco de massa no centro da frigideira ou panquequeira e depois vai girando a panela para que ela se esparrame por toda a área. Assim que ela começar a se soltar do fundo já pode virar. Para jogá-la para o ar é mais difícil, por ela ser fininha, então isso requer prática. Quem está começando pode virar a massa com a mão ou com uma espumadeira larga”, ensina Gabi. Segundo ela o ponto certo também depende da crocância desejada, mas é preciso evitar que fique muito escura, pois isso pode deixar a massa amarga.

Para dar cara e cor diferentes à massa da panqueca você ainda pode adicionar condimentos, preferencialmente em pó, como açafrão ou páprica. Na hora do recheio, o céu é o limite. “A cobertura também é opcional. Às vezes quando o recheio já é bem cremoso nem pede um molho em cima”, afirma Gabi. Além da tradicional panqueca enroladinha, é possível dobrá-la em forma triangular ou quadricular. “Uma alternativa que gosto é adicionar um recheio simples como presunto, queijo, tomate, cebolinha e um queijo cremoso sobre a massa ainda na frigideira. Depois de dobrar a massa, jogo parmesão ralado sobre ela antes de virá-la, formando uma crosta crocante. Você pode fazer isso de um lado apenas ou dos dois”, aconselha ela.

Confira receitas de massa dos dois tipos de panqueca:

Panqueca norte-americana

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 ovo

2 colheres (sopa) de açúcar

1 xícara (chá) de leite

1 pitada de sal

2 colheres (sopa) de óleo de canola

Modo de fazer

Misture a farinha e o fermento em uma bacia e reserve. Agora, bata os demais ingredientes no liquidificador por de 5 a 10 segundos. Aos poucos vá adicionando a mistura de farinha e fermento pelo buraco da tampa do liquidificador. Desligue-o assim que a farinha desaparecer para não bater demais o fermento. Para fritá-la utilize uma frigideira, chapa, panquequeira ou grill elétrico, untado com um fio de óleo, deixando o fogo em temperatura média/baixa. Use uma concha pequena para dosar a massa, fazendo panquecas de tamanhos parecidos. Quando a massa começar a formar e estourar pequenas bolhas vire e espere até o outro lado dourar. Retire do fogo e sirva ainda quente.

Panqueca francesa

Ingredientes

2 ovos

1 ½ xícaras (chá) de leite integral

1 colher (chá) de sal

1 xícara (chá) de farinha de trigo

Modo de fazer

Em uma bacia ou no liquidificador, misture os ovos, o leite, a farinha e o sal. Deixe na geladeira por pelo menos uma hora. Depois de retirar da geladeira, misture a massa com colher para uniformizá-la. Na hora de fritar pincele a frigideira com margarina ou manteiga. Pré-aqueça a frigideira no fogo médio. Despeje a massa com uma concha no centro da frigideira e rode a frigideira para que ela se espalhe por toda superfície. Quando a massa se soltar do fundo da frigideira, vire e espere dourar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade