PUBLICIDADE

Restaurante de Jamie Oliver se junta ao "novo polo gastronômico" do Brasil

23 mar 2015 - 21h50
(atualizado às 21h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Nomes da gastronomia internacional, como o do chefe de cozinha britânico Jamie Oliver, chegaram ao Brasil para lançar versões locais de seus restaurantes e consolidar o "novo polo gastronômico" do país, que nesta segunda-feira recebeu seu primeiro Guia Michelin.

O primeiro restaurante na América Latina com a assinatura de Oliver abriu suas portas no último fim de semana em São Paulo para fazer parte do circuito de turismo gastronômico do bairro dos Jardins, que já conta com vários estabelecimentos culinários com estrelas Michelin.

Oliver é famoso por seus programas de televisão e por criar pratos com alimentos naturais e orgânicos que mudaram os hábitos alimentícios nas escolas britânicas.

O restaurante em São Paulo é um dos cerca de 30 espalhados pelo mundo com o conceito do chef, inspirado na cozinha italiana e apresenta um menu com preços acessíveis para seus clientes.

Amante do uso da tecnologia em sua proposta gastronômica, a cozinha do lugar terá telas que informam sobre o tempo de preparação da carne, que é feita simultaneamente com a massa italiana, para servir até 230 pessoas no restaurante.

O próprio Oliver supervisionou a escolha dos fornecedores de seus produtos.

A abertura do Jamie's Italian na maior cidade do país coincide com a apresentação da primeira edição brasileira do renomado Guia Michelin, que chegará ao público em abril e anunciou hoje sua primeira lista de restaurantes com estrelas.

Nesta primeira edição brasileira, restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro foram avaliados por uma equipe anônima de especialistas, que degustaram os pratos e classificaram os estabelecimentos com critérios de qualidade, cozinha, equilíbrio de sabores e personalidade do chef.

Com duas estrelas e uma pontuação próxima de três está o restaurante D.O.M. de São Paulo, do chefe de cozinha Alex Atala e que já foi catalogado como o melhor do país e da América Latina na classificação mundial do Guia Michelin.

Outro restaurante de destaque foi o renomado Amendoim, de Helena Rizzo e do espanhol Daniel Redondo, também localizado em São Paulo e que recebeu uma estrela.

Além da tradicional pontuação de estrelas, outros restaurantes receberam o selo "Bib Gourmand", que se refere ao conceito de custo-benefício, com comida de qualidade a preços populares.

Um dos restaurantes que recebeu esse selo foi o recém-lançado Entretapas, de culinária espanhola, com dois estabelecimentos no Rio de Janeiro e seu menu mediterrâneo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade