Culinária

publicidade

Site elege melhores comidas pelo mundo; veja fotos

Feijoada está entre os melhores pratos eleitos pelo site Lonely Planet
Foto: Getty Images
 

O site de turismo Lonely Planet divulgou uma seleção com as melhores receitas típicas de cinco cidades do mundo. De acordo com a nota, os pratos seriam tão especiais que valeriam a visita até o lugar. Casablanca (Marrocos), Barcelona (Espanha), Penang (Malásia), Nova Orleans (EUA) e Rio de Janeiro foram eleitas as melhores cidades para mergulhar na cultura local através dos quitutes típicos da região.

Como não poderia deixar de ser, a feijoada brasileira figura como o destaque no Rio de Janeiro. Veja a seleção completa:

Cuscuz marroquino em Casablanca, Marrocos
Assim que chegar em Casablanca, siga para o centro da cidade e escolha um café ou restaurante, peça uma xícara de chá de hortelã e um prato desta típica receita. Feito de semolina , os grãos são preparados depois de ferver diversas vezes em um pote específico para a tarefa. Depois, eles são mergulhados em um caldo temperado com vegetais e algumas carnes (frango, carneiro e peixe).

Tapas em Barcelona, Espanha
Patatas bravas (batatas com molho de tomate picante), calamares fritos (lulas fritas), coquetas de jamón (coquete de presunto), chorizo (salsicha de carne de porco) e berenjenas gratinadas (berinjelas gratinadas com queijo) são apenas alguns dos petiscos ("tapas" em espanhol) de dar água na boca. Barcelona é um das cidades catalãs que mais consome esse tipo de comida, principalmente tarde da noite, depois das festas. Viva a experiência completa adotando o hábito local de comer tapas com as mãos ou palitos de dente.

Nasi goreng em Penang, Malásia
A Malásia tem sido considerada a nova Tailândia há tempos por muitos turistas, embora o resto do mundo ainda esteja um tanto reticente quanto a isso. Quem por lá se aventura inevitavelmente acaba pedindo um prato comum chamado nasi goreng. Literalmente, significa ¿arroz frito¿ e também é muito apreciado na Indonésia e Cingapura. Simples, ele é preparado com arroz refogado misturado a peixe ou frutos do mar, vegetais, ovos e molho agridoce de soja. É um prato que aparece em qualquer menu local e até mesmo nos ambulantes que lotam as ruas de Penang. Aliás, aproveite: é nesse ambiente caótico que as culinárias da Malásia, Índia e China se misturam e criam novos e incríveis sabores.

Gumbo, Nova Orleans
Raspar uma tigela fumegante de gumbo é tão importante para a vida em Nova Orleans como ouvir jazz, blues ou saborear os doces típicos chamados de beignets(espécie de rosquinha quadrada com muito açúcar de confeiteiro por cima). Considerada uma ¿comfort food¿ (aquelas para se comer e se sentir acolhido), a receita consiste em um caldo de frutos do mar ou carnes defumadas engrossado com quiabo ou uma mistura de trigo com gordura antes de ser derramado em cima de uma montanha de arroz. Se você procurar pelos restaurantes, no entanto, notará que a cidade oferece inúmeras variações da receita.

Feijoada, Rio de Janeiro
O prato mais famoso do Brasil é também um dos favoritos dos turistas. Feita com feijão preto e pedaços de carne de porco, a feijoada pode ser uma caixa de surpresas. Isso porque, além dos pedaços mais familiares do porco, é possível encontrar lugares em que ela leva orelhas, língua e até rabo na mistura. Outra dica é que a comida é um tanto quanto pesada, portanto, vale programar a sua refeição para não fazer nada que possa atrapalhar a digestão depois da refeição.

Terra