0

Troque a frigideira pelo forno com 10 deliciosas receitas

Patricia Zwipp

Por mais gostosas que sejam, as frituras não são aliadas da saúde e nem da dieta balanceada. A boa notícia é que as iguarias tradicionais fritas podem se tornar mais saudáveis ao trocar a frigideira pelo forno. Receitas assadas de carnes, salgadinhos, doces, pastéis e batatas também agradam aos mais variados paladares.

Quer um motivo a mais para apostar nessas alternativas? Pense na forma física. Por exemplo, um pastel de queijo frito tem 110 calorias, contra 80 do assado, como informou a chef e consultora gastronômica Ana Tomazoni. Seis nuggets fritos fornecem 230, em comparação com as 148 dos que vão ao forno. Um quibe frito tem 47 calorias a mais que um assado.

Clique na aba de fotos e confira como preparar 10 quitutes no forno. Entre eles estão sonhos assados de laranja, batata gratinada, empanada (pastel assado) de frango, bolinho de bacalhau, quibe assado.

Dicas

Se quiser reduzir e, se possível, eliminar a fritura do dia a dia, a chef Ana Tomazoni lista algumas dicas básicas. Confira abaixo:

1 - Para que a carne branca ou vermelha fique macia, prepare-a com vinha d'alhos (marinada feita basicamente de vinho e alho, além de outros temperos). Depois, asse-a com os temperos, sempre coberta na primeira hora com papel-alumínio.
2 - Sele as peças maiores de carne antes de serem assadas. Doure todos os lados do pernil, por exemplo, em frigideira grande antiaderente e fogo alto.
3 - Prefira assar as carnes mais macias, como filé mignon e maminha.
4 - Quem quer batatas douradas pode lavá-las e furar a casca com garfo. Depois, leve-as ao micro-ondas, em potência alta, por três minutos em cada lado. Deixe esfriar um pouco e coloque no forno para dourar. Pode temperar com sal, pimenta moída na hora e um fio de azeite.
5 - Se quiser investir nas batatas congeladas em formato palito, basta dispô-las na assadeira para dourar. Demoram mais que as fritas para ficarem prontas.
6 - A receita tradicional de bolinhos de arroz assa em 30 minutos, em forno a 180°C.





Diminua as calorias e prepare versões saudáveis de alimentos tradicionalmente fritos
Diminua as calorias e prepare versões saudáveis de alimentos tradicionalmente fritos
Foto: Divulgação
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias

compartilhe

publicidade
publicidade