PUBLICIDADE

Cansado de cachorro-quente, R. Hilbert tomou gosto pela cozinha em SP

O ator, modelo e apresentador do programa 'Temperos de Família' contou que cozinhava por obrigação na adolescência e que só sentiu prazer em preparar alimentos quando bateu a saudade da 'comida de infância'

1 ago 2013 - 17h07
(atualizado às 19h40)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Rodrigo Hilbert fez sucesso com primeira temporada de Temperos de Família e se prepara para novos episódios</p>
Rodrigo Hilbert fez sucesso com primeira temporada de Temperos de Família e se prepara para novos episódios
Foto: Divulgação

Ele Já fez sucesso como modelo e galã de novela, mas os holofotes no momento estão sobre sua atuação como chef de cozinha. Rodrigo Hilbert terminou de gravar a primeira temporada do programa de culinária Temperos de Família, da GNT, e já aguarda o retorno das gravações: “vem uma segunda temporada por aí”, disse ele ao Terra. Aos 33 anos, o louro de olhos azuis apresenta receitas e exerce uma das paixões descobertas há 15 anos, quando chegou a São Paulo: cozinhar.

Na época com 18 anos, Hilbert se mudou sozinho para a capital paulista e se viu obrigado a ir para o fogão. “Não aguentava mais comer cachorro-quente na rua e comecei a cozinhar com prazer para tentar chegar ao gosto da comida de infância, da comida de família”, contou. Ele não iniciou as experiências culinárias com miojo, ovo frito ou macarrão, pelo contrário, o ator já possuía bagagem na área e resgatou as receitas da mãe, com quem dividia a cozinha desde os 12 anos. “Ela trabalhava fora e eu tinha que terminar o almoço que deixava pré-pronto no dia anterior. Foi nessa época que aprendi a cozinhar”, lembrou Hilbert.

Os dias da adolescência passados contra a vontade em frente ao fogão - ele contou que odiava deixar de brincar na rua e trabalhar na oficina com o avô para cozinhar - serviram para Hilbert adquirir experiência sobre o preparo de alimentos, temperos e ingredientes de pratos. Para sorte da modelo, apresentadora e atriz Fernanda Lima, casada com Hilbert, ele pegou gosto pela culinária e é quem prepara as refeições na casa. “É quase um ritual para mim. Eu sempre cozinho para as pessoas, quase nunca só para mim. Também tenho uma mulher e dois filhos, então, sempre alguém está lá comigo”, disse.

Para o apresentador, tudo o que envolve o preparo de um almoço ou jantar, desde a escolha do prato, seleção dos ingredientes até o processo de cozimento, traz as pessoas para perto. “É tão mais interessante reunir pessoas em casa e cozinhar para elas do que ir a um restaurante que depois que acabou de comer vai todo mundo embora e não tem uma história. Em casa, tem papo para bater porque o preparo demora, tem gente que dá pitaco e é muito mais aconchegante”, disse Hilbert.

<p>Galinha ensopada leva 40 minutos para fica pronta</p>
Galinha ensopada leva 40 minutos para fica pronta
Foto: Getty Images
Banquetes de Hilbert

Quem visitar Rodrigo e Fernanda aos domingos na hora do almoço vai encontrar a família à mesa saboreando o tradicional prato do dia e o preferido do apresentador: galinha ensopada. “Preparo em casa aos domingos, com bastante cebola e molho para a galinha e polenta ou macarronada”, disse. O prato leva 40 minutos para ficar pronto e “fica uma delícia”, disse. Para a polenta, o apresentador recomendou o uso de farinha de milho de qualidade e um pouco de sal: “é simples de fazer, basta colocar a farinha em água fervendo e deixar cozinhar”. Confira a receita completa ao final da reportagem.

Já para os amigos o que faz sucesso é a “churrascada”, segundo Hilbert. “Todo mundo gosta, é só comprar a carne, fazer uma salada, um arroz, uma farofa e está tudo certo”, detalhou. Comida boa para o apresentador não pode faltar sal e tempero, itens que ele aprendeu a dosar ao longo da experiência na cozinha. Como qualquer pessoa, ele confessou algumas gafes culinárias como excesso de ingredientes, erro do ponto do prato e receitas mal sucedidas. Um dos escorregões foi até registrado no programa: “fiz um pudim e não deu tempo de esfriar para tirar da forma, mas tive que tirar para colocar no programa. Tirei e ele despedaçou inteiro, foi para o ar despedaçado. Faz parte”, contou. 

Receitas

Galinha ensopada

Ingredientes

6 cebolas

1 cabeça de alho

1 galinha caipira ou 1 frango orgânico

Sal e pimenta (a gosto)

Modo de preparo

Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente o frango e deixe cozinhar até ficar dourado. Tempere com sal a gosto. Tempo de preparo: 40 minutos

<p>Polenta leva 1h10 para ficar pronta</p>
Polenta leva 1h10 para ficar pronta
Foto: Getty Images
Polenta

Ingredientes

4l de água fervida

1,5kg de farinha de milho (fubá)

Sal (a gosto) 

Modo de preparo

Leve a água ao fogo. Com a água fervida, coloque a farinha, aos poucos, mexendo sempre para não embolotar. Deixe 40 minutos cozinhando. O ponto da polenta é quando a massa se solta da panela. Em seguida, coloque a polenta sobre uma tábua de madeira ou semelhante e reserve. Tempo de preparo: 1h10

Macarronada

Ingredientes

3 ovos

4 xícaras de farinha de trigo

1 pitada de sal

Modo de preparo

Espalhe a farinha em uma bancada e misture ovo e sal. Quando começar a ganhar textura, mexa com as mãos sovando a massa, lembrando que a mesa tem que estar sempre com muita farinha. Quando a massa chegar ao ponto que não gruda, estique-a com um rolo de macarrão e vá colocando farinha para não voltar. Com ela bem esticada, acrescente um pouco de farinha de milho para não grudar. Corte a massa ao meio e enrole. Enrolado, corte do tamanho que quiser e desenrole. Cozinhe o macarrão em água fervendo e reserve. Tempo de preparo: 30 minutos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade