0

Como fazer crepe? Chef ensina a acertar na massa e recheios

  • separator
  • comentários

A massa fina e os recheios variados do crepe costumam agradar. E a iguaria é uma boa pedida tanto para incrementar o cardápio de casa quanto para servir em festas.

Com a mesma massa é possível fazer crepes doces e salgados
Com a mesma massa é possível fazer crepes doces e salgados
Foto: Divulgação

Apesar de fácil de fazer, é comum não sair exatamente como nas fotos das receitas nas primeiras tentativas. Se a massa empelotar, por exemplo, não se desespere. A solução, segundo a chef Eliane Vital, do restaurante Zacks, é passá-la pela peneira.

Se tiver tempo e paciência, prefira bater os ingredientes um a um, com um batedor de mão. O resultado é bem mais leve.

A frigideira ideal é a que tem película antiaderente e distribui o calor uniformemente, deixando a delícia dourada por igual. Outra dica da profissional é usar meia concha de massa para uma frigideira de 20 cm de diâmetro, para que não fique muito grossa ou fina demais.

Confira abaixo uma receita de massa sugerida pela chef, que permite o preparo de opções salgadas e doces. “Quando fizer crepe salgado, pode colocar condimentos na massa, como sal, pimenta e gengibre”, disse. Para rechear, basta usar a imaginação. Vale presunto e queijo, verduras, carne, milho, doce de leite.

Confira receitas de crepes diferentes
Crepe de morango com chocolate
Crepe de gorgonzola
Crepe de aveia com calda de chocolate
Crepe Louis XVI
Crepe com frutas vermelhas
Crepe com maçã e laranja kinkan cristalizada

Massa de crepe

Ingredientes
4 colheres de farinha de trigo
200 ml de leite
100 g de margarina derretida
2 ovos

Modo de preparo
Misture com a batedeira ou com o liquidificador a farinha de trigo, o leite, a margarina derretida e os ovos. Deixe descansar durante 20 minutos na geladeira. Esquente bem a frigideira, coloque a massa e mexa a frigideira para que a mistura fique bem distribuída na base dela. Cozinhe com o fogo não muito alto e, quando ficar dourada e desprender-se completamente da frigideira, vire-a para dourar o outro lado. Retire da frigideira e coloque em um prato.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
  • separator
  • comentários
publicidade